As Aves Aproximando Pessoas em Tavares RS

De Tavares RS, Havita Rigamonti


Uma imensa sala de aula a Céu aberto foi o cenário que acolheu o 10° Festival Brasileiro de Aves Migratórias na cidade de Tavares/RS que aconteceu entre 24 e 27 de outubro de 2013.

O município foi palco de palestras, mostras de filmes, observação de aves, debates, cursos e muitas apresentações de temas culturais. Um grande e importante evento de Sensibilização Ambiental.

Os organizadores do festival usaram vários elementos que enriqueceram as festividades e que contou com o empenho da comunidade escolar local e participações muito especiais das crianças.

Os visitantes do encontro tiveram a oportunidade de apreciar a dedicação e a criatividade dos alunos expressa numa grande maquete do Parque Nacional da Lagoa do Peixe, a diversidade da avifauna representada em pequenas esculturas de papel expostas no gramado da pitoresca praça e belíssimas apresentações folclóricas locais.

Poucos municípios, que possuem Santuários naturais como o Parque Nacional Lagoa do Peixe, conseguem valorizar o patrimônio histórico natural e humano. A realização de eventos desse porte revela que Tavares sabe fazer essa tão importante fusão de pessoas com o ambiente natural, mostrando uma verdadeira inter-relação.

É bonito ver gente orgulhosa do Parque em seu município, valorizando não só as belezas naturais, mas principalmente o Ecossistema como integrante da sociedade.

Roséli Azi Nascimento, organizadora do Festival, dosou com muito profissionalismo e sensibilidade os âmbitos científicos e humanos, transformando o evento em um maravilhoso ponto de encontro de pessoas interessadas em uma qualidade de vida, de fato.

A programação contou também com profissionais importantes da Ornitologia como Tietta Pivatto, Rick e Elis Simpson, Gislaine Disconzi, Guto Carvalho, Maximiano Pinheiro Cirne, Dr Demétrio Luiz Guadagnin, Dr Rafel Dias, e Ms Maycon Sanyvan.
Foi apresentado ainda o Documentário, Lagoa do Peixe – A Laguna das Aves do documentarista Havita Rigamonti - Programa Bioma Brasil, que trás a bela e original música de João Araújo na Trilha Sonora com participação especial de Matheus 7 Cordas.
O Documentário tem distribuição exclusiva da Moro Filmes, parceira do Diretor Rigamonti

Agradecimentos especiais à
Renault do Brasil
Prefeitura de Tavares 
(Michele Araujo)
 ICMBio
SEBRAE
e
Pousada Paraiso

Nenhum comentário: