A Laguna das Aves


Há 10 anos o documentarista Havita Rigamonti se dedica à produção de audiovisuais sobre a vida silvestre, se destacando como o realizador mais premiado do Brasil neste tema, com filmes exibidos em vários paises. Seu mais novo trabalho, “Lagoa do Peixe: A Laguna das Aves” acaba de ser lançado em DVD.

Tesourinha - Tinamus savana
 “Lagoa do Peixe: A Laguna das Aves” é o quinto trabalho a ser lançado pela série de DVDs Programa Bioma Brasil, que conta com outros títulos feitos pelo documentarista. Este filme retrata a vida silvestre em um dos maiores santuários de aves migratórias do hemisfério Sul: a Lagoa do Peixe, que em 1986 foi elevada á condição de parque nacional. Trata-se de uma laguna de águas muito rasas e com comunicação com o mar atraindo aves que buscam abrigo e alimento.
Policia-inglesa-do-sul -Sturnella superciliaris
Uma característica deste e de outros trabalhos de Havita é a busca de uma linguagem educativa para o documentário ambiental. “Meus filmes vão além do documentar o meio ambiente. Eles são educacionais, e eu tenho até uma consultoria pedagógica para me auxiliar a chegar nesta linguagem”, comenta o diretor, que também tem como marca de suas obras o uso de músicas originais, feitas exclusivamente para o filme. Em “Lagoa do Peixe: A Laguna das Aves
Gavião-cabvoclo - Heterospizias meridioonalis
Havita Rigamonti é técnico em ecoturismo e documentarista. Realizou seu primeiro filme em 2002, o curta “Asas da Liberdade”, com apenas 3 minutos de duração, mas que recebeu prêmios de melhor filme (na 2ª edição do festival Ecocine) e melhor diretor (na Adventure Sports Fair - FATU Filmes). Desde então, produziu dezenas de outros trabalhos, nas mais diversas regiões do Brasil, desde a Amazônia, passando pelo Brasil Central, até chegar na Região Sul, como é o caso do filme atual. “Eu mostro o Brasil, mas meus filmes são universais, afinal a vida silvestre está diretamente conectada à vida das pessoas, e esta é a minha forma de expressão, de semear a sensibilização ambiental”, afirma Rigamonti.
Dunas em Mostardas RS
“Lagoa do Peixe: A Laguna das Aves” tem distribuição da Moro Filmes, que desenvolve uma parceria com o diretor, Juntos, criaram o Programa Bioma Brasil, que também tem um desdobramento de web série. Os títulos anteriores do Bioma Brasil encontram-se em exibição na Fish TV, e estão disponíveis em DVD.
havitarigamonti@gmail.com (41) – 88201205

Nenhum comentário: