Lagoa do Peixe - Por Havita Rigamonti com fotos de Jussara Iuches

De um lado o Oceano Atlântico, do outro a Lagoa dos Patos. É no meio dessas águas que mora a Lagoa do Peixe. Uma extensa planície costeira com uma formação arenosa construída pelo vai e vem das marés.
Esse ecossistema é composto por banhados, campos de dunas, restingas, lagunas e praias criando um ambiente natural de incrível diversidade.
Lagoa do Peixe - foto Rigamonti
Uma paisagem longelínea com vegetação característica de solos arenosos. Este ambiente contém alto grau de salinidade onde encontra-se algumas espécies de Mata Atlântica adaptadas e a presença de muitas gramíneas.
É nesta Laguna que milhares de Aves buscam abrigo e alimentação. São quase 200 espécies sendo 26 delas migratórias. Algumas são viajantes do Hemisfério Norte, como o Maçarico-de-papo-vermelho e outras de regiões da América do Sul, Argentina e Chile.
Maçarico-de-papo-vermelho Calidris canutus
Além do ambiente natural, a Laguna oferece também uma belíssima paisagem com praias desertas e preciosidades históricas como a Igreja Matriz São Luiz Rei de França fundada em 1773, construída em estilo barroco.
Igreja Matriz - foto Rigamonti
Elevada a Parque Nacional em 1986 para proteger este que é um dos maiores santuários de aves do hemisfério Sul, a Lagoa do Peixe tem sido alvejada por caçadores e invadida por excessivo cultivo de monoculturas, o que faz colocar em rota direta de extinção algumas espécies de aves, mamíferos e da vegetação.
Maçaricos pretos e Carões
Uma das portas de entrada para a Lagoa do Peixe é a cidade de Mostardas,  210 quilômetros abaixo de Porto Alegre pela BR 101
 
Em Mostardas sugiro dois excelentes guias que são também artistas incríveis:
Flávio Ronaldo – flavio_artesao@yahoo.com.br
Eloir Rodrigues – eloir.artesao.mostardas@hotmail.com
Agradecimento especial Raul Cassou e Maria Elisa da Silva 
Colhereiro na monocultura de arroz
João grande
Viuvinha de óculos
Socó boi
Dunas - foto Rigamonti
havitavideo@yahoo.com.br